Preservação da praia das Cabras - Ong Farol da Terra. Mario Heck

Espaço da ONG Farol da Terra, Av. Atlántico, n. 1698, centro de Tramandaí RS, CEP 95590-000 representada por seu Presidente Sr. Flávio Anderson Lopes Bulgari.
Projeto  Mario de Mendonça Lima Heck, técnico em Meio Ambiente n.157639 residente a Av. Cristovão Colombo 3452/701, bairro Higienópolis CEP 90560-002 Porto Alegre RS marioheck2001@hotmail.com fone.8402 42 34


Assunto:
-Inclusão da Praia das Cabras como área pertencente à Unidade de Conservação a ser criada no futuro parque eólico entre Tramandaí e Cidreira/ RS.




 Introdução

     Após a criação da Constituição Federal de 1988, o ordenamento jurídico pátrio passou a contar com um capítulo específico sobre Meio Ambiente. Nesse panorama, a proteção ambiental, configura-se como um DIREITO FUNDAMENTAL, cabendo a TODOS o dever de dar a sua parcela de contribuição à proteção ambiental, assegurando-se o DIREITO À VIDA. Como sabemos, atualmente, a degradação ambiental vem atingindo índices alarmantes. Resta mais do que clara a insuportabilidade e o perigo da própria sobrevivência da nossa espécie face os inúmeros estragos causados ao meio ambiente. Todavia, nota-se que entre a população (de um modo geral), o sentimento e a consciência ecológica vêm finalmente aumentando gradativamente. Nesse sentido a presente manifestação busca dar a sua parcela de contribuição efetiva e prática a algo supremo e que tanto amamos: a natureza e o meio ambiente. Propomos assim a proteção da PRAIA DAS CABRAS de modo que a mesma venha a ser transformada em uma UNIDADE DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL.


Justificativas para criação da Unidade de Conservação
     O local, de aproximadamente 10 km de extensão por 500 m de largura até a estrada RS 786, situa-se no litoral norte do Rio Grande do Sul, entre as praias de Tramandaí e Cidreira tendo por características a praia deserta, virgem e de rara beleza, composta por campos de dunas móveis banhados com nascentes d’água límpida que desembocam no mar. Local singular na região no que tange a farta biodiversidade de fauna e flora endêmicas e ameaçada de extinção, sendo o último refúgio ainda preservado de dunas no litoral norte do RS, que, atualmente, encontra-se em avançado estágio de degradação ambiental. Áreas como as dunas e sua biodiversidade estão simplesmente desaparecendo ano após ano, gerando prejuízos ambientais irreversíveis.
     Devido a sua localização estratégica, a Praia das Cabras acaba por ser uma “ilha” no meio do caos urbano crescente, sendo importante área para renovação e refugio da vida silvestre que ainda resta na região. Assim se a mesma não for transformada em UC, fatalmente será “varrida do mapa”, extinta em poucos anos, em função da crescente e voraz urbanização desordenada da região.
     Outros fatores que corroboram para a degradação ambiental local verificam-se em função da pesca, trânsito de veículos à beira mar e nas dunas por jipeiros e motociclistas que acabam por poluir e danificar a fauna e  flora. Alem disso, os Pinos e Casuarinas estão se multiplicando e devem ser retirados da praia quando da transformação em UC.
Biodiversidade:
Tuco-tucos;
Lagartixas da areia;
Focas, leões e lobos marinhos (no inverno)
Corujas;
Lebres;
Perdizes;
Aves migratórias e locais;
Rãs, sapos e pererecas;
Cobras terrestres e aquáticas;
Peixes;
Crustáceos;
Insetos;
Tartarugas;
Samambaias, insetívoras e plantas aquáticas.