Surf seguro: mapa das redes e locais para prática do surf!

BOLETIM DAS REDES ATUALIZADO   (24/07/2015)

     Bom dia galera! Tudo dentro da normalidade em Cidreira. Não há perigo de redes próximo a área de pesca, localizada no centro de CIdreira! Muito cuidado, pois após algumas ressacas, as placas se deterioram e com o mal tempo acabaram quebrando. Atualmente não há marcação com placas demarcando a área de surf! A área atual para prática do surf está localizada da Av Itália até a a Av. União. 
     Próximo ao píer, atualmente, existe uma lei que proíbe o surf, porém como essa é uma briga antiga, surfistas e pescadores fazem a politica da boa vizinhança, onde todos tem o seu lugar, tanto surfistas para pegar ondas como pescadores para pescar, lembrando que se algum acidente com anzóis acontecer a surfista nada poderá fazer, pois está surfando em local proibido, segundo a lei. Portanto quem for surfar na plataforma, até uma mudança nesta lei acontecer, se responsabilize por seus atos ou então surf com segurança da área de SURF.      
      Não aconselho a surfar em área isoladas como na praia das cabras, por exemplo. Muitas ancoras estão enterradas ali bem próximo a beira pelos pescadores e redes e cabos de pescas estão submersos junto a elas oferecendo risco e vida! 
      Se liguem, dúvidas falar com quem tem experiencia e conhece bem a região, os locais são os exemplos. 




ATENÇÃO SURFISTAS: PERIGO CONSTATNE  (15/09/14)

     Boletim das redes em salinas e região por João Perdro Roso. Em mais um final de semana que promete boas condições para o Surf a galera tem que ficar atenta as redes de Pesca que estão espalhadas em nossa orla, do lado norte do pier temos uma rede na segunda casinha do salva vidas o que dá boa margem pois a corrente está de sul fraca. No lado sul a situação e de extremo risco com redes espalhadas entre salinas e nazaré muitas delas sem a sinalização adequada e exigida por lei. Então fique atento e boas ondas!!






PUBLICAÇÕES ANTIGAS     (20/11/13)

     ATENÇÃO SURFISTAS PERIGO- BOLETIM DAS REDES- Praia de Cidreira-RS, Pico:Pier Estamos com duas redes no lado norte do pier, nenhuma com sinalização e uma próxima a plataforma conforme publicamos na semana passada. No lado sul...PERIGO!! Muitas redes espalhadas em salinas e nazaré. O Risco de acidentes e grande portanto não surfe nesta região. Infelizmente flagrados mais uma tartaruga gigante morta a beira mar...fica o alerta, pois teremos mais um final de semana com expectativa de altas ondas, então fique atento, não entre no mar sozinho e surfe somente na área livre de redes. Informações: Mosaico JP's e Associação de surf & skate da praia de salinas
Parabéns a essa iniciativa de preservação a vida do surfista Gaúcho.




      
 
   
.
 
     Esta semana começou pra valer a temporada de pesca com redes fixas (calão), uma rede foi colocada a menos de 50 metros do pier...bem na beira mas mesmo assim representa risco a quem está surfando...fica a dica pra galera, princialmente quem está começando a surfar. Nunca entre sozinho, observe bem o local que vc está surfando e surfe na área destinada ao esporte. Fizemos um monitoramento de toda a orla desde salinas até Cidreira e encontramos: 3 redes ao norte do pier, sendo que uma está a menos fe 50 metros da plataforma. Do lado sul temos uma boa área sem redes até o farol. Existe uma rede próxima a guarita 177 que oferece alto risco pois está posicionada próximo a arrebentação do inside. Após está não visualizamos nenhum calão. Lembrando que este final de semana promete bom SURF e devemos ficar ligados nas armadilhas que são colocadas no mar. Por: João Pedro Roso de Moraes



CUIDADO!

      A partir desta sexta feira, 15/03/13 está prevista a volta das redes pesca, portanto é importante alertar a todos para o cuidado antes de entrar na água. Em Cidreira na parte central temos a área demarcada para a prática do surfe localizada da Rua União até a rua H, sendo 2,1 km liberados para o surfe conforme decreto  49.245 de 18 de julho 2012 (Art. 2 - Para o cumprimento da demarcação das áreas de uso público na orla marítima, lacustre e fluvial de que trata este decreto, bem como seu fiel cumprimento pelos frequentadores destes locais). Sendo importante lembrar a todos que a fiscalização da área de surf cabe a Brigada Militar e a nós surfistas, portanto se avistar qualquer indicio de redes na área demarcada para o surfe é importante alertar as autoridades e meios de comunicação a fim de evitar novos acidentes trágicos. Nos dias de forte corrente o cuidado deve ser redobrado, sendo prudente percorrer a área a ser surfada antes de cair na água.


Por: Dennis Villarinho - ASPS

Contato:91264595 





Um comentário:

  1. Hoje pela manhã, já tinha um grande cabo trazido pelo mar na areia em frente ao prédio da rua Cauduro. Qdo voltei com a máquina fotográfica, já tinha desaparecido.

    ResponderExcluir